Image Map

Friday, July 29, 2016

FARM + JANSPORT

        Ontem fui supreendida por uma publicação da marca FARM que me fez pensar bastante e queria dividir este pensamento com vocês. Penso em construir aqui no blog, um espaço de pensamento e critica a cerca da moda e suas transformações e não só mais um espaço que brotam futilidades a todo momento, até porque, disso o mundo já esta cheio!

  O tema de hoje é a nova parceria da Jansport + FARM e coisas que vão muito além dela.
Foto retirada do site da marca
    A marca FARM, conhecida por ter um DNA carioca, usar e abusar das estampas lançou uma parceria com a marca Jansport. Até ai não tenho do que reclamar, os produtos (tênis e mochilas) tem estampas incríveis e super coloridas de deixar qualquer um babando! O grande problema desta campanha é que a marca utilizou peças o uniforme do Colégio Pedro II para compor sua comunicação. 


   Não tem como negar. Mesmo sem a presença de alguns elementos marcantes como o emblema no bolso, qualquer morador do Rio de Janeiro - principal componente do DNA da marca- identifica que é o uniforme do colégio. 

  

    O problema é a qualidade de significados que este símbolo esta atrelado. O colégio é muito tradicional e possui um controle super severo quando se trata de seu uniforme não sendo permitida nenhum tipo de alteração. Tênis tem que ser branco ou preto, de cor única, sem qualquer detalhe que não seja da cor dele. Sapatos boneca para as meninas, só esses.  Calça, saia azul marinho escuro, nenhum um tom acima ou abaixo. Calça jeans: nem pensar! 


  Para conferir a proporção que isto está tomando basta entrar no post de lançamento da campanha no Facebook da marca. Diversos de comentarios de pessoas que não aprovaram a campanha que se sobrepõem ao que falam sobre o produto, sendo algo negativo para a marca.  


    Uma marca não pode ser tão desapercebida quanto a isso. Antes de pegar qualquer elemento que já exista deve ser feito um estudo muito detalhado quanto ao que ele significa. No caso da marca, não vejo como a intenção de "ferir"os estudantes do colégio, não vejo por mal. Quem sabe a ideia deles não foi usar a popularidade do colégio justamente pra tornar a campanha de mais sucesso? Eles pegaram, um uniforme que quando se pensa em colegial tem a imagem para compor sua campanha. O problema foi a forma em que ele foi utilizado, junto a elementos que nunca figurariam junto a ele.

       Saia jeans, blusa aberta .... junto ao uniforme tradicional, uma vez que vemos algumas fotos com as modelos usando o combo blusa +saia de pregas como pode ser visto nas fotos abaixo.

   

   Na minha opinião todo essa problemática gerada pela utilização, mesmo que alterada, do uniforme seria solucionado com uma pequena mudança, seja de cor do vies, da camisa ou outras pequenas alterações que descaracterizarem a imagem do uniforme do colégio seria mais produtiva pra marca. Uma campanha não tem o compromisso com a realidade mas não sei até que ponto esse não compromisso pode ser explorado e entendido pelo grade publico. 

    Esta minha critica não é fundamentada somente no amor que tenho pela instituição mas sim em tudo que já estudei e pesquiso no que se diz respeito na relação moda x publicidade.


E você, o que achou?
Deixe sua opinião, quero saber também!!

No comments:

Post a Comment